seduzir - significado y definición. Qué es seduzir
DICLIB.COM
Herramientas lingüísticas IA
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es seduzir - definición

Seduzir

Seduzir         
v. t.
Desviar do caminho da verdade.
Fazer caír em êrro ou culpa.
Enganar ardilosamente.
Persuadir à prática do mal ou ao desvio dos bons costumes.
Deshonrar.
Subornar para fins illícitos.
Fig.
Attrahir, encantar, fascinar, dominar a vontade de.
(Lat. "seducere")
seduzir         
(lat seducere) vtd
1 Desviar do caminho da dignidade e da honra; enganar com astúcia, levando à prática de atos censuráveis ou contrários à virtude, persuadir de coisa oposta à moral ou aos bons costumes: Seduzia os silvícolas, malquistando-os com os brancos. Seduzia os empregados a roubarem os patrões. Seduzem os operários com promessas de prosperidade. vtd
2 Exercer influência moral sobre mulher virgem de menor idade, a fim de ter com ela relações sexuais. vtd
3 Desencaminhar para fins sediciosos; levar à rebelião: Seduzir batalhões. vtd
4 Peitar, subornar: Seduzia os fiscais. vtd e vint
5 Influir sobre a imaginação; atrair, cativar, deslumbrar, fascinar: A esplêndida beleza seduziu-o. ''A tua voz tinha um timbre que seduzia'' (Coelho Neto).
Sedução         
f.
Acto ou efeito de seduzir ou de ser seduzido.
Qualidade do que seduz.
Atracção, encanto.
(Lat. "seductio")

Wikipedia

Sedução

Sedução (do termo latino seductione) é o ato de seduzir ou de ser seduzido, de fascinar, encantar. Em um sentido pejorativo, é o ato de atrair para o mal. No campo do direito, é o ato de iludir uma mulher virgem e jovem com o intuito de ter relações sexuais com ela.

A sedução pode estar no terreno interpessoal ou no terreno dos objetos. Assim como as pessoas procuram, no seu dia a dia, seduzir seus interlocutores em busca de melhor vivência e de melhor qualidade de vida, também a propaganda utiliza-se muito desta arma para induzir ao consumo.

No discurso informal, o termo geralmente está relacionado a casos amorosos, envolvendo atitudes específicas para o estabelecimento de relacionamentos interpessoais, inclusive através do uso de linguagem corporal. É um processo proveniente de duas (ou mais) partes envolvidas que pode ocasionar respostas comportamentais e emotivas inesperadas, analogamente a uma reação química.

Sigmund Freud, na sua "teoria da sedução", afirmava que toda neurose surgiria a partir de um trauma psicológico ocorrido na infância. Ao mesmo tempo, começou a formular o "complexo de édipo", onde defendia que toda pessoa buscaria o prazer (representado, símbolo|simbolicamente, pela figura materna), mas seria contida pelas leis e pela moral (representados simbolicamente pela figura paterna).